Coinsamba News

Notícias e artigos sobre criptomoedas e economia em geral.



Ações Argentinas Disparam, Títulos Sobem enquanto Investidores Celebram Vitória de Milei

,

Os investidores argentinos comemoraram a vitória maior do que o esperado do economista libertário Javier Milei na eleição presidencial de domingo, encorajados por suas promessas de promover uma reformulação radical da segunda maior economia da América do Sul.

As ações de empresas argentinas listadas nos EUA dispararam na segunda-feira, com a empresa de petróleo YPF SA subindo até 43%, o Banco Macro SA aumentando 25% e o Grupo Financiero Galicia SA ganhando 21%. O Global X MSCI Argentina ETF subiu até 13%, sua maior alta intradiária registrada. Os mercados locais estavam fechados na segunda-feira devido a um feriado.

“Esta é a oportunidade de um novo começo”, disse Jorge Piedrahita, fundador da Gear Capital Management em Nova York.

A vitória de Milei encerra uma campanha bombástica que prometia soluções radicais, atraindo argentinos cansados da inflação de três dígitos e crises de dívida repetidas, e esperançosos por uma economia mais vibrante. Ele prometeu cortar gastos públicos e fechar o banco central na tentativa de conter a inflação e fortalecer as contas fiscais, políticas que podem beneficiar os investidores em títulos que já esperam outro default.

“Milei enfatizou corretamente que não há espaço para o gradualismo”, disse Claudia Calich, chefe de dívida de mercado emergente na M&G Investments, que está um pouco acima do peso em títulos argentinos. “Precisamos mudar o curso do país de forma muito incisiva.”

Os títulos soberanos em dólares de referência do país retomaram sua escalada durante a tarde, com preços para notas com vencimento em 2030, 2041 e 2046 subindo pelo menos 1,4 centavos. Eles subiram até 1,9 centavo mais cedo nesta manhã.

O peso deve enfraquecer nos mercados paralelos usados para contornar os controles de moeda, refletindo o plano de Milei de substituí-lo pelo dólar. No domingo, ele caiu para cerca de 990 por dólar em bolsas de criptomoedas locais, cerca de 7% mais fraco do que o preço de sexta-feira.

“O peso provavelmente continuará sob pressão significativa”, disse Leandro Galli, gestor de portfólio de dívida de mercado emergente na JPMorgan Asset Management. Embora os esforços para fortalecer o orçamento apoiem os títulos, o potencial de alta é limitado por preocupações com a transição, governabilidade e riscos de implementação, disse ele.

Em seu discurso de vitória no domingo à noite, Milei destacou a condição crítica da economia.

“Hoje é o começo do fim da decadência da Argentina”, disse ele. “Começaremos a fazer coisas que a história mostrou que funcionam e, dentro de 35 anos, voltaremos a ser uma potência mundial.”

Durante um segundo discurso para apoiadores do lado de fora de sua sede de campanha, Milei gritou seu slogan característico “Viva a liberdade, caralho!”

Com 99% dos votos contados, Milei obteve quase 56% de apoio, em comparação com 44% do Ministro da Economia, Sergio Massa, que representava a continuidade com o governo peronista existente. As pesquisas mostravam que Milei tinha apenas uma pequena vantagem na corrida eleitoral, então havia a sensação entre os investidores de que o mandato forte poderia facilitar a aprovação de suas políticas.

Embora Milei tenha chamado a atenção por peculiaridades atípicas para um possível chefe de estado – seu penteado incomum, amor por seus cachorros clonados e uma predileção por fazer campanha com uma motosserra – ele conquistou fãs entre os investidores por sua promessa de iniciar uma era favorável aos negócios. No entanto, ele tem trabalho pela frente. O crescimento econômico é elusivo, o peso perdeu mais de 90% de seu valor em quatro anos e cerca de 40% da população vive na pobreza.

“É um voto a favor das reformas, mas com enormes riscos de execução”, disse Patrick Esteruelas, chefe de pesquisa na Emso Asset Management. “O potencial de alta será limitado pelo ceticismo sobre se ele pode sobreviver politicamente a um ajuste com apoio limitado no Congresso.”

O partido La Libertad Avanza de Milei controla apenas alguns assentos no congresso, e políticas como a dolarização seriam empreendimentos incrivelmente complexos mesmo com amplo apoio político. Cortar os gastos do governo será um fardo para os cidadãos mais pobres da Argentina.

O que a Bloomberg Economics diz

O período que antecede a posse de Milei em 10 de dezembro pode ser turbulento. A administração atual ainda pode mexer com a moeda, os níveis de reservas e os gastos públicos. Os mercados prestarão atenção às suas nomeações para o gabinete. Movimentos nos preços dos ativos – especialmente na taxa de câmbio paralela – podem ajudar a moldar a perspectiva de inflação a curto prazo.

No entanto, alguns investidores acreditam que Milei é a melhor chance de salvar a economia após anos de dor de mercado. Os títulos estrangeiros do país causaram perdas de mais de 40% para os investidores desde que foram reestruturados em 2020, entre os piores desempenhos nos mercados emergentes.

Fonte: Yahoo Finance


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *