Coinsamba News

Notícias e artigos sobre criptomoedas e economia em geral.



Casos de uso de CBDC no mercado de varejo são testados com sucesso no Projeto Rosalind do Bank of England (BOE)


O @BIS_org (Bank for International Settlements), ou Banco de Compensações Internacionais emitiu um relatório encerrando seu experimento de CBDC. De acordo com o comunicado, o Projeto Rosalind testou com sucesso mais de 30 casos de uso de dinheiro digital.

O dinheiro programável pode estar mais próximo do que imaginamos. O Projeto Rosalind, iniciado pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS) e pelo Bank of England (BOE) no ano passado, produziu resultados promissores para o conceito CBDC no mercado de varejo.

O experimento explorou funcionalidade e design para APIs CBDC com 33 endpoints em seis categorias funcionais, comprovando a eficácia de mais de 30 casos de uso para indivíduos e empresas, incluindo:

  • Pagamentos online, offline e na loja por meio de QR codes, telefones celulares, smart cards, dispositivos biométricos e ferramentas com assistentes inteligentes;
  • Micropagamento;
  • Transferências P2P (Peer-to-Peer);
  • Transações comerciais de pequeno valor;
  • Recimento de comissões;
  • Pagamento de salários;
  • Suporte a trading, e muito mais.

Vários casos de uso exploraram a programabilidade do CBDC. Nesses cenários, a API permite que indivíduos e empresas reservem dinheiro para um uso específico e acionem o pagamento quando as condições acordadas forem atendidas. O Projeto Rosalind também testou o uso de identificadores descentralizados (DIDs) e credenciais verificáveis (VC) com o objetivo de minimizar o armazenamento e transmissão de dados por meio de APIs bancárias e acelerar o processo de integração.

De acordo com o relatório resumido do projeto, um conjunto de funcionalidades de API simples e padronizadas pode oferecer suporte a uma ampla gama de casos de uso e inovação em produtos e serviços baseados em CBDC para atender às futuras demandas da economia digital. As APIs das CBDC também podem ser adaptadas para suportar pagamentos offline. No entanto, essa funcionalidade é significativamente mais difícil de desenvolver.

Outros desafios tecnológicos e legais e áreas de maior exploração destacadas no relatório incluem:

  • Compartilhamento de dados de usuário e pagamento sem riscos de privacidade;
  • Equilibrar simplicidade e flexibilidade de consistência para desenvolver recursos sob medida necessários para a inovação;
  • Definir as funções e responsabilidades das partes interessadas do ecossistema CBDC.

Nos últimos meses, o CBDC surgiu como uma solução irresistível para países que buscam controlar a atividade financeira de seus cidadãos. Esses incluem não apenas os gostos da China e Nigéria mas também muitos países ocidentais, como estados membros da União Européia e o Reino Unido.

Em 1º de junho de 2023, o Tesouro do Reino Unido (HM Treasury) estendeu o prazo original para a consulta sobre a libra digital, um CBDC local que “seria uma nova forma de dinheiro digital para uso por famílias e empresas em suas necessidades diárias de pagamentos” – sob o olhar atento do governo.

Fonte: CoinPaper

GLOSSÁRIO:

CBDC – Central Bank Digital Currency – Moeda Digital de Banco Central. São moedas digitais baseadas em moedas fiduciárias, como o Real, Dólar ou a Libra Esterlina, porém são emitidas e controladas pelo Banco Central do país, ou seja, centralizadas, diferente do conceito descentralizado das criptomoedas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *