Coinsamba News

Notícias e artigos sobre criptomoedas e economia em geral.



O Metaverso está vazio: Decentraland tem 38 usuários ativos por dia e está avaliado em US$1,3 bilhões


Mesmo que as plataformas Decentraland e The Sandbox possuam menos de 1000 usuários ativos diariamente, elas têm um valuation de mais de 1 bilhão de dólares. Fica a pergunta: quem está realmente usando o Metaverso agora?

Você pode se perguntar o que está acontecendo no Metaverso ultimamente. Olhando para duas das maiores companhias, com mais de 1 bilhão de dólares de valuation, a resposta é surpreendente: não está acontecendo nada, ou pelo menos nada bom o suficiente para trazer usuários todo dia. De acordo com dados do DappRadar, o mundo virtual baseado na rede Ethereum, Decentraland teve 38 usuários ativos nas últimas 24 horas. Nesse período, o concorrente The Sandbox teve 522.

Um usuário ativo, de acordo com o DappRadar, é definido pela interação de um endereço único de carteira com o smart contract do projeto. Por exemplo, quem faz login no The Sandbox ou no Decentraland para fazer uma compra com SAND ou MANA é considerado um “usuário ativo”.

Isso significa que a compilação de dados de usuários ativos diariamente não conta pessoas que entram e ficam andando pelas plataformas ou que entram rapidamente para participar de um evento. Isso também significa que esses espaços não estão sendo utilizados pelos usuários para transações, como a compra de NFTs.

Ainda de acordo com o DappRadar, o maior número de usuários ativos diários que o Decentraland já apresentou foi de 675 e, no caso do The Sandbox, esse número é de 4503.

Sam Hamilton, Diretor Criativo no Decentraland, disse para a CoinDesk que eles reportaram uma quantidade de 8000 usuários diários, pois consideram qualquer indivíduo que interaja passivamente com o Metaverso. Ele notou que houve uma alta desse número em março, mas que a quantidade de “turistas e espectadores” caiu desde então.

Apesar das baixas taxas de usuários, o Decentraland e o The Sandbox possuem altos valuations. Dados do Messari apontam que o market cap das duas estão em aproximadamente 1,3 bilhões de dólares cada. Enquanto isso, o jogo play-to-earn Axie Infinity possui 1,16 bilhões de dólares de market cap – seus 22000 usuários ativos diários indica que Metaversos de mundo aberto, que não dão razões para o jogador ficar no game (como jogar ou fazer algum trade), podem não trazer usuários de volta regularmente.

Ainda que o Metaverso seja uma buzzword para as companhias renomearem seus nomes, utilizando seu conceito, a adoção em massa ainda deve demorar.

Sasha Fleyshman, Gerente de Portfólio da Arca, falou para a CoinDesk que plataformas de Metaverso vão ser mais valiosas para o usuário quando operarem da forma para a qual nasceram.

“Qualquer pessoa que te disser que existe um Metaverso que está funcionando hoje em dia está mentindo descaradamente”.

Sasha Fleyshman

A empresa de bebidas Snapple’s lançou uma bodega no Decentraland em agosto e levantou questões sobre o uso de marketing promocional no Metaverso. Em julho, o skatista Tony Hawk anunciou sua pista de skate virtual, junto com uma coleção de avatares no The Sandbox. O objetivo é trazer fãs do seu jogo bilionário “Tony Hawk Pro Skater” para uma plataforma nova e mais interativa. Prevista para acontecer dos dias 19 a 23 de outubro, a quantidade de pessoas no evento deve ser maior do que a de usuários que comprarão NFTs do Tony Hawk usando SAND.

“Na minha opinião, estamos observando uma falta de fit entre o produto e o mercado… independentemente de seus valuations” afirmou Fleyshman.

Fonte: CoinDesk


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *