Coinsamba News

Notícias e artigos sobre criptomoedas e economia em geral.



Desenvolvedores Enviam Pagamento Lightning Entre Dois Países Por Rádio Amador


No que parece ser uma transação inédita, dois desenvolvedores que trabalham em países separados enviaram com sucesso um pagamento lightning de bitcoin por ondas de rádio.

Organizada pelo Twitter  no fim de semana passado, a transação foi enviada por Rodolfo Novak, cofundador da startup de hardware bitcoin CoinKite, para a desenvolvedora e colunista da Bloomberg Elaine Ou. O pagamento efetivamente transferiu bitcoins reais de Toronto, Canadá, para São Francisco, Califórnia.

Embora a tecnologia de rádio seja mais comumente usada para transmissão de música ou rádio, na verdade é capaz de muito mais do que isso. Como os dois desenvolvedores mostraram, o rádio também pode ser usado para aumentar a resiliência da rede bitcoin.

“Bitcoin está tornando o rádio amador legal novamente!” Ou twittou  depois de enviar a transação para Novak, fazendo referência a “rádio amador”, o uso do rádio por amadores que brincam com a tecnologia de rádio.

Imagem via Rodolfo Novak no Twitter .

Mas enviar bitcoin por rádio não é apenas divertido. Alguns pesquisadores argumentam que realmente tem um caso de uso necessário.

Na verdade, a ideia em si é criação de Nick Szabo, inventor do smart contract. Ou e Szabo apresentaram a ideia em 2017 na conferência Scaling Bitcoin em São Francisco, argumentando na época que isso poderia ajudar o bitcoin a construir resistência a ataques de partição que os pesquisadores argumentam que poderia ser usado para atacar a rede.

A ideia é que, embora a internet possa ser potencialmente censurada, não é a única forma de tecnologia que pode ser usada para enviar dados de uma parte do mundo para outra, “caso a China decida censurar o bitcoin através do Great Firewall, ou lugares como a Coréia do Norte, onde não há internet nenhuma”, como Ou colocou em um e-mail para a CoinDesk.

A startup de infraestrutura tecnológica Blockstream licenciou satélites que transmitem bitcoin para usuários em todo o mundo por motivos semelhantes. Ainda assim, há limites para o conceito.

“Foi uma demonstração divertida, mas obviamente irreal, porque coordenamos tudo online antes de enviar os sinais de rádio”, reconheceu Ou.

Ela continuou:

“O equipamento é atualmente a parte difícil: você precisa de um rádio que suporte essas frequências. A maneira mais barata é com um rádio definido por software, que custa cerca de US$ 200 para algo que pode transmitir sinais de baixa potência, ou milhares de dólares para um transmissor de alta potência.”

Fontes: CoinDesk e Twitter dos envolvidos.


Uma resposta para “Desenvolvedores Enviam Pagamento Lightning Entre Dois Países Por Rádio Amador”

  1. Avatar de Alisson Teles Cavalcanti

    A notícia é antiga (2019) e, ao contrário do que possa parecer, não é uma boa ideia. O radioamadorismo é um serviço de telecomunicações com regras bastante objetivas com relação à VEDAÇÃO TOTAL do uso de suas frequências para transações comerciais, ou mesmo aquelas sem objetivo de lucro. Em todo o mundo, os radioamadores utilizam essas faixas para atividades educativas, seja em proveito próprio seja cooperando no ensino escolar/universitário, provendo suporte às comunicações em situações emergenciais, e promovendo a amizade e boa vontade entre os povos. Esta notícia, repeto, ainda que antiga, ameaça toda uma comunidade de pessoas que receberam autorização para realizar contatos via rádio e que concordaram com as regras sob as quais receberam esta autorização dos governantes. Lamentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *