Coinsamba News

Notícias e artigos sobre criptomoedas e economia em geral.



A utilidade de poupar


A utilidade de poupar

Este artigo é uma tradução/adaptação do texto “The Utility of Saving” escrito por Pierre Rochard o qual você pode acessar clicando aqui.

Tradução por Panorama Maior.

Com a palavra, o autor:

“Bitcoin não tem utilidade!” A acusação dos críticos sobre o Bitcoin não ter valor é rapidamente seguida por uma declaração de inutilidade.

O que os críticos não percebem é que a utilidade de um sistema monetário é uma função inversa da incerteza experimentada por seus usuários. O Bitcoin é o sistema monetário menos incerto da história humana graças a sua descentralização radical. Ao interagir com seu próprio nó e manter suas próprias chaves, como usuário do sistema Bitcoin, você pode reduzir sua incerteza ao mínimo possível, dentro dos limites de nossa atual compreensão das leis da natureza.

As pessoas guardam dinheiro para se protegerem de incertezas futuras. É por isso que é tão crucial para um sistema monetário minimizar ao máximo sua própria incerteza. O poder de compra do Bitcoin é um risco quantitativo externo que pode ser administrado, não uma incerteza qualitativa interna. A política monetária do Bitcoin é uma incerteza qualitativa interna que é minimizada ao extremo pelos halvings do sistema, ajustes de dificuldade e prova de trabalho. Há uma compensação entre a volatilidade da taxa de câmbio(preço) e a certeza da oferta de dinheiro(supply), o Bitcoin maximiza o último.

Satoshi parece ter “tropeçado” na minimização da incerteza quando estava parametrizando o sistema, a real intenção provavelmente era de uma engenharia pragmática: ser simples e estável.

Sim, holdar bitcoin é usar o Bitcoin, mas, além disso, o único fim de receber bitcoin é mantê-lo e o único objetivo de enviar bitcoin é que outra pessoa o mantenha. Todos os bitcoins são sempre detidos por alguém, os pagamentos só mudam quem os detém. Fundamentalmente, o Bitcoin é apenas uma tecnologia de poupança e as transações são apenas uma característica desse produto.

A realidade é que o Bitcoin é o ativo mais útil da história humana e, portanto, o mais valioso.

A política monetária do Bitcoin


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.